sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

GLOSSÁRIO

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z




A

Antispam – programa que bloqueia mensagens Spam, abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa.

Acceptable Use Policy (AUP) - Regras de boa conduta para a utilização correta da rede e seus servicos. Pode ser um documento distribuído ao novo utilizador de um determinado sistema.



B

Backup :Cópia de segurança, geralmente mantida em disquetes, fitas magnéticas ou CD-R, que permitem o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.

Blogs: Um blog é uma página da Web, cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos de tamanho variável, chamados artigos, ou "posts). Estes são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário) costumam abordar a temática do blog, e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

C

CMR (Customer Managed Relationship):Relacionamento gerenciado pelo cliente, é um relacionamento no qual um determinado negócio usa metodologias, softwares e habilidades web para encorajar o cliente a controlar o acesso à informação e aos pedidos.

CTOR (Click to open rate): Indica quantas pessoas que abriram uma mensagem de e-mail clicaram em um link, normalmente a proporção utilizada é a divisão os “Cliques únicos” pelas “Aberturas únicas”



D

Dados: Qualquer tipo de informação (em um processador de texto, programa de imagem, etc.) processada pelo computador.

Database :É a base de dados que contém as informações dos destinatários que receberão email marketing.



E

Endereço IP: Endereço numérico de um site, formado por um grupo de números separados por pontos, ex. 173.341.123. 4.

Encoding: Codificação; compressão de um arquivo. Quando você transfere filmes devídeo para arquivos de computador, você os está codificando.



F

Fidonet :Rede mundial de BBS, baseada no uso do protocolo Fido, que interliga computadores pessoais via linhas telefônicas comuns.

FTP - Filer Transfer Protocol - é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo uma das mais usadas na internet.

G

GPF : Falha Geral de Proteção. Bug do sistema operacional Windows da Microsoft que aparece quando um programa invade a área de memória que outro programa esteja utilizando, interrompendo a execução normal deste.

Gestão de direitos digitais : consiste em restringir a difusão por cópia de conteúdo digitaisao mesmo tempo em que se assegura e administra os direitos autorais e as suas marcas registradas pelo ângulo dos proprietários dos direitos autorais.



H

Hacker :Uma pessoa que sente prazer em ter um entendimento mais íntimo do funcionamento de um sistema, de um computador e de redes de computadores, em particular. O termo tem sido usado equivocadamente como sinônimo de cracker

HTML :(acrônimo para a expressão inglesa HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto) é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web.



I

Informação : são dados colocados em um contexto significativo e útil para o usuário final.

Interface:Conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. Também usado para definir o modo (texto ou gráfico) de comunicação entre o computador e o usuário.







J

JPEG: Formato de arquivo desenvolvido para imagens true colors, por isso é ideal para armazenar fotografias. Compacto, minimiza o tempo de transmissão por linhas telefônicas, o que o torna num dos formatos mais utilizados para utilização na Internet. Extensão .jpg.



L

LAN (Rede Local): Sigla para Local Area Network, rede de computadores em geral, limitada a um prédio ou conjunto de prédios de uma instituição.



Linguagem de Macro :Linguagem de programação simplificada que permite escrever as macros que você pode executar. Sabendo manipular uma linguagem de macros, é possível, por exemplo, criar planilhas muito mais sofisticadas.



M



MPEG :Sigla em inglês para Moving Picture Experts Group] (Grupo de Especialistas de Imagens em Movimento) Padrão de compressão de dados para vídeo digital em formato de arquivo desenvolvido por um grupo de trabalho pertencente ao ISO, em conjunto com a International Electrotechnical Comission (IEC). O elevado grau de compactação é possível, porque, em vez de todos os quadros, essa técnica permite armazenar apenas a mudança de um quadro para outro. O resultado dessa perda é, entretanto, imperceptível. Sua extensão é .mpeg ou .mpg. Pronuncia-se emepegue. V. MPEG 1 e MPEG 2.



Multimédia Designação para as diversas formas de apresentação de uma informação em um único sistema, como textos, imagens, sons, animações, vídeos, etc.



N

Navegador

Programa utilizado para navegar na Web. Permite utilizar praticamente todos os recursos da rede, como correio eletrônico, transferência de arquivos e acesso a grupos de discussão.

Net: O termo é utilizado como sinônimo para Internet.





O

Offline :Diz-se do periférico que esteja desconectado de um computador ou de um computador em relação à rede. Cf. On-line.

Online: Quando se está ligado pelo computador através do modem, diz-se que está online.

P



Posting: Um artigo individual mandado para o grupo de discussão da Usenet ou o ato de mandar um artigo para o Usenet.

Provedores (ou fornecedores) de acessoVarejistas de conectividade à Internet. Ligados a um provedor de backbone, revendem conexão à Internet aos usuários finais..



Q



Quiosque electrónico : É um espaço (com ou sem cabine) dotado de um computador ligado a uma rede de informações, onde um determinado público-alvo pode realizar consultas específicas. É conhecido como terminal de auto-atendimento. Um quiosque eletrônico pode ser colocado em diversos locais possíveis, de acordo, é claro, com o tipo de serviço que precisa ser prestado. Por causa dessa facilidade, pode ser encontrado em shopping centers, aeroportos, museus, parques temáticos, centros de convenções, bibliotecas, universidades, empresas e quaisquer outros tipos de estabelecimentos, com funções correspondentes aos interesses de cada público. Por isso, pelo menos nos grandes centros urbanos, esse tipo de equipamento se tornou bastante comum e sua utilização idem. Com o avanço tecnológico, os quiosques eletrônicos têm apresentado, cada vez mais, características interativas e podem ser facilmente acionados com um simples toque na tela ou dizer de um palavra.



R



Recrutamento electrónico: é uma tecnologia que prove um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos.

Repetidor: Um dispositivo que propaga (regenera e amplifica) sinais elétricos em uma conexão de dados, para estender o alcance da transmissão, sem fazer decisões de roteamento ou de seleção de pacotes.







S



SLIP (Serial Line Internet Protocol)Serial Line IP é um protocolo serial assíncrono, bastante popular, usado na Internet para acesso remoto discado.

Serviço on-line: Empresa dedicada à venda de acesso ou conteúdo de uma rede de computadores. O termo serviço on-line tem sido mais utilizado para diferenciar empresas como CompuServe, America Online e Prodigy de fornecedores de acesso à Internet. Essas empresas montaram suas próprias redes e utilizam programas escritos especialmente para elas. No final de 1994, os grandes serviços on-line começaram uma transição para utilizar a infra-estrutura da Internet. Hoje, o termo já descreve qualquer tipo de empreendimento on-line, desde fornecedores de acesso até empresas que colocam conteúdo na rede.



T

Talk: Serviço que permite a comunicação escrita on-line entre dois usuários da Internet. Veja também: chat.

Transferência de Arquivos:Cópia de arquivos entre duas máquinas via rede. Na Internet, implantada e conhecida por FTP.



U

Upload: Ato de transmitir um arquivo do computador do usuário para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações.

URL Código para localização universal, que permite identificar e acessar um serviço na rede Web. Por exemplo, a URL abaixo aponta para o WWW da Net DS:http://www.netds.com.BR



V



VRML (Virtual Reality Modeling Language):Um padrão emergente que permite a modelagem e a navegação através um ambiente 3-D em browsers que a suportam.

Veronica :Acrônimo para Very Easy Rodent-Oriented Net-wide Index to Computerized Archives; ferramenta para pesquisa no GopherSpace, o conjunto de servidores Gopher disponíveis na Internet.





W

WAN: Sigla para Wide Area Network, uma rede que interliga computadores separados por distâncias maiores do que um quilômetro.



WORKFLOW: Fluxo de Trabalho (em inglês: Workflow) é a seqüência de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas regras



X



XML – Extensible Markup Language – Um documento da web contendo linguagem descritiva que reproduz o conteúdo de paginas da web aplicando caracteres de identificação ocultos, ou rótulos contextuais aos dados de documentos.



Xmodem: Um protocolo de transferência de dados por modem, relativamente lento.

Principais tecnologias da Web adotadas nas companhias




Desempenho do Google no Brasil


Reportagem sobre Software


Palestra sobre Tecnologia da Informação






Palestra sobre Direito de Informática

  No mesmo dia o advogado Marco José Stefani também abordou o tema Direito de Informática.

  Nesse momento houve uma conversa onde Stefani falou que o software (programa de computador) é o único direito autoral que pode ser modificado e aperfeiçoado sem a autorização do autor.

  Foi comentado que o empregado ao criar um programa só tem o direito moral sobre a obra e, é a empresa que tem o direito patrimonial.

  O que eu posso fazer com o programa de computador de terceitos? Usar, com a licença e reproduzir somente um exemplar da cópia legítima.
  

Palestra sobre Direito Autoral

  Pessoal segue abaixo um breve resumo da palestra ministrada pelo advogado Marco José Stefani sobre o direito autoral.



1) O que é direito autoral?


Parte do direito que vai regulamentar os direitos e deveres do autor.

2) Quem é autor? Eu sou autor?


A pessoa física que cria uma obra literária (romance, novela, texto), artística (música, fotografia, escultura, pintura) ou científica (parecer, tese, artigo).


Desde que eu crie uma obra original, sim, eu sou um autor.

3) O autor possui direitos? Quais?


Direitos morais ou de paternidade: reconhecimento da autoria e o direito dela não ser alterada.


Direitos patrimoniais: de ganhar dinheiro com a obra.


4)Quais são os deveres impostos aos que não são autores?


Os deveres impostos aos que não são autores, para proteger o autor são:


*Não plagiar ou imitar a obra alheia


*Não cometer contrafração da obra alheia


*Não copiá-la ou alterá-la sem atender às exigências do autor (enquanto não cair em domínio público).



CURIOSIDADES:


Nos EUA o crime de plágio dá 7 anos de cadeia.


Domínio Público: é o momento em que a obra passa a “não ter dono”, quando ela completa 70 anos ou o autor falece sem sucessores, ou ainda, o autor é anônimo.


O que esta na internet é obra pois alguém criou mas, quem coloca sua obra na internet sem bloqueios, não pode cobrar direitos de uso.

Empresas e Sistemas de Informação


Os administradores de empresas têm como principal função tomar decisões e definir as políticas da organização, necessitando o uso de ferramentas computacionais para auxiliá-los a filtrar esses dados, evidenciando os que serão necessários para cada situação.


Os Sistemas de Informações em uma empresa visa melhorar o fluxo de informação em todos os departamentos, de acordo com essas informações, o administrador pode tomar decisões mais concretas.





Pessoal estaremos disponibilizando o trabalho apresentado pelo nosso grupo, espero que gostem.

sábado, 3 de outubro de 2009

02/10/09 Apresentação de Trabalhos PARTE 2

Neste dia, assistimos também a apresentação do Grupo 7 composto pela Vanessa, Cristina e Bruna que abordaram o tema: "Desenvolvimento e uso de sistemas de informação".

Elas comentaram sobre o ciclo de vida dos sistemas, prototipagem, utilização de pacotes (software), vantagens e desvantagens da terceirização ...

O que mais me chamou a atenção nesta apresentação, foi a falta de informação que temos sobre os perigos que estamos expostos diáriamente na utilização da tecnologia que tanto nos auxilia.

Na parte sobre a Segurança dos sistemas de informação, foi comentado sobre a grande utilização, por parte das empresas e órgãos governamentais, da Web para distribuir informações e efetuar transações comerciais e as falhas de segurança que ocorrem.

As empresas muitas vezes não tem conhecimento de que muitos problemas de segurança nos sistemas são causados por funcionários insatisfeitos e, também a quantidade de ataques externos que sofrem e muitas vezes passam desapercebidos ou são interpretados como falhas de hardware ou software.

Algumas orientações de segurança:

- Proteger a rede, barrando escuta ou grampeamento;
- Filtrar o que será apresentado em cada tipo de acesso;
- Criptografar as informações.

Tipos de invasores:

- Hackers (internos e externos): profissionais com objetivo de espionagem empresarial, furtando informações ou amadores tentando invadir por diversão;
- Funcionários descontentes: desejo de se vingar da organização;
- Usuários mal treinados: danificam dados em operações equivocadas;
- Vírus de computador: causam prejuízo digital que resulta em real.

Grupos existentes de hackers:

Hackers:
invadem em benefício próprio, mais hobby que desejo de causar algum prejuízo;
Usuário hacker: fazem o download de ferramentas de muita potencialidade e usam para fazer invasões sem saber como realmente funcionam;
Crackers: hackers com o desejo destrutivo de ver publicamente o mal que causaram;
Phreakers: hackers de telefonia;
Carders: aqueles que fazem compras com cartões de crédito alheios ou falsos.

02/10/09 Apresentação de Trabalhos - PARTE 1

Nesta aula assistimos ao trabalho sobre "Resolução de problemas com sistemas de informação" apresentado pelo Grupo 6: Marco, Cátia, Cristiane e Gleice.

O grupo abordou a resolução dos problemas sobre três perspetivas: Tecnológica, Organizacional e, de Pessoas.
Foram apresentadas essas perspectivas pelo fato de serem as que melhor simbolizam a realidade das empresas, indepentemente do seu porte.
Comentaram sobre a empresa como um sistema aberto, sofrendo influência de fatores internos e externos (culturas, crenças de mercado, resistência à mudanças, política etc).
A importância dos administradores estarem focados no planejamento estratégico da empresa, conhecendo a influência de todas as áreas nos resultados obtidos por ela.
A necessidade do setor de gerenciamento ser criativo e ter capacidade de prever e planejar o futuro da empresa.

Definição de Turbulências como as mudanças dramásticas sofridas nas empresas.
Ex.: A internet abrindo os caminhos para a concorrência globalizada.
A rapidez com que as empresas abrem e fecham.

Necessidade de treinamento, avaliação e monitoramento adequados e, o enquadramento às leis e regulamentos.
Habilidades necessárias para a tomada de decisões, a importância de estabelecer objetivos e a escolha da melhor solução.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Impressora para pintar unhas

Tecnologia criada para pintar as unhas de forma rápida e estilizada.
Em uma tela você escolhe entre os diversos modelos ou os cria você mesma, sendo possível imprimir até fotos em suas unhas .
Após a escolha é só posicionar os dedos dentro de uma máquina que irá realizar a impressão.

Teletransporte









No domingo 31/08 os apresentadores do programa de TV Fantástico foram "teletransportados" ao vivo, mostrando os efeitos desta nova tecnologia que "os possibilitou estarem em dois lugares ao mesmo tempo" para realizarem entrevistas com pessoas que estavam em outros locais.


Entenda como tudo aconteceu:



As imagens dos apresentadores, no estúdio, foi projetada numa tela especial e imperceptível, provocando a ilusão de uma holografia. Para quem está no local e para quem assiste, de casa pela TV, é um avanço tecnológico.


A projeção faz com que os entrevistados interajam com a pessoa "teletransportada" como se ela estivesse no local, em carne osso.


Lembra a cena do filme "Guerra nas Estrelas", em que a Princesa Léia pede ajuda, o que fez a holografia virar um sonho tecnológico.










segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Vídeo: A Fábula dos Porcos Assados




Essa fábula fala sobre a mudança de um sistema por outro.
Mostra que, muitas vezes, as causas do fracasso são simples e, na verdade, o sistema que utilizamos é que é muito complexo.
Quando alguém se dá conta disto, que o problema é muito fácil de ser resolvido, encontra grande resistência, pois estamos todos tão acostumados a fazer as coisas de um jeito (para mudar precisaríamos abrir mão de algo que gostamos e nos é confortável) por isso, encaramos essa mudança como uma idéia que não vem ao encontro daquilo que necessitamos.
Na fábula o autor satiriza com sutileza, a burocracia e o conflito de interesses de pessoas ou grupos, como fortes obstáculos para encontrar soluções que permitam às organizações aumentar a eficácia na execução de suas missões.





Vídeo: Quem Mexeu No Meu Queijo ?


Desenho que fala sobre a necessidade que todos nós temos de encontrar o caminho para atingir o sucesso e, ao mesmo tempo, as diferentes formas como encaramos e nos adaptamos as mudanças durante essa caminhada.

Para reflexão:

  • O que você faria se não estivesse com medo?
  • Quando você vence o medo sente-se livre.
  • Quando mudamos aquilo em que acreditamos, mudamos o que fazemos.

A mudança acontece, por isso, preveja a mudança e adapte-se rapidamente à ela. Aprecie a mudança e esteja preparado para mudar rapidamente, quantas vezes for preciso!


Vídeo: Tempos Modernos








O filme mostra a automatização, a preocupação com a eficiência e rapidez da produção e, em contra partida, o desleixo com as pessoas.
Na primeira parte mostra o teste de uma máquina onde a "cobaia" fica presa na frente de uma mesa enquanto a máquina o serve causando uma grande confusão.
Depois mostra o personagem que passa o dia inteiro na frente de uma esteira apertando parafusos com duas chaves, com o passar do dia, ele perde o pique e não consegue acompanhar o ritmo da esteira, tendo que correr atrás das peças para ajustálas.